SINÔNIMOS: DEPURAÇÃO DE CREATININA
CBHPM: 40301508 CID10: N19, E11, E05
Produção do exame
MATERIAL
CLEARANCE
MEIO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
Urina: Frasco estéril ou tubo transporte
PRAZO
3 dias úteis
REALIZAÇÃO
Segunda a sábado
VOLUME MÍNIMO
Soro: 1 mL / Urina: 5 mL
MÉTODO
COLORIMÉTRICO/CÁLCULO
Instruções
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Outros: Informar ao laboratório dados precisos referentes ao peso, altura do paciente e volume urinário referente às 24 horas.


INSTRUÇÕES DE COLETA
Clearance:
Soro:
Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:  Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Urina:
Urina de 24 horas: Desprezar a primeira micção da manhã, anotar o horário de início,  a partir da próxima micção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi desprezada a primeira urina, no dia seguinte,  este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta. Enviar uma alíquota conforme condições solicitados e  volume solicitados no exame e informar o volume da diurese no campo de cadastro,  sempre que solicitado.


INSTRUÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).


INSTRUÇÕES DE ESTABILIDADE
A amostra é estável por até 6 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.


INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.


INSTRUÇÕES  ADICIONAIS
Data de revisão: 12/05/2022.